Por que automatizar o acompanhamento de publicações DJE e DET?
O acompanhamento de publicação DJE e DET consiste na verificação diária das movimentações processuais e comunicados oficiais. Sejam de questões trabalhistas, como no DET, ou processuais, como no DJE. Assim, considerando como o tempo é um recurso valioso no ambiente jurídico, a gestão de múltiplas plataformas de comunicação deve ser aprimorada. Sem isso, há risco de retrabalho e perdas de prazos processuais, gerando multas.
Entenda com a Alerte como a automação do acompanhamento de publicações DJE e DET pode salvar a rotina de seu escritório. Veja neste artigo!
Quais os riscos na falta de automação no acompanhamento de publicações DJE e DET?
As maiores dificuldades nesse acompanhamento giram em torno da própria natureza desses centros de comunicações. Citações e intimações jurídicas de diversos tribunais são centralizadas no DJE. Portanto, a gestão ineficiente pode levar à perda de prazos cruciais, resultando em revelia ou trânsito em julgado. Nesse sentido, a atenção diária e precisa é uma exigência.
Enquanto isso, o DET é um sistema que se tornou obrigatório para a maioria das empresas. Ele lida com a comunicação da fiscalização do trabalho, como notificações, autos de infração e intimações. Por ter uma natureza administrativa, exige um monitoramento rigoroso para evitar multas e autuações que podem impactar diretamente o caixa do empregador. Portanto, o desafio reside em manter-se vigilante em ambas as frentes.
Assim, utilizar a gestão manual pode levar a sérios riscos como:
- falta de verificação diária eficiente de todos os tribunais (DJE) e casos trabalhistas (DET);
- perda de prazos processuais;
- falta de estratégias eficientes para o escritório de advocacia;
- falta de organização e comparação de um histórico de processos avaliados pelo escritório.
Como automatizar o acompanhamento de publicações do DJE e DET pode ajudar?
1- Economia de tempo operacional
Com um sistema para acompanhamento de publicações DJE, o escritório libera tempo da equipe para tarefas mais estratégicas, como peticionamento, atendimento ao cliente e análise jurídica.
2- Redução de custos
Menos tempo gasto com tarefas operacionais significa menos recursos alocados em atividades repetitivas. A automação permite enxugar a operação sem comprometer a qualidade do serviço. Assim, ela tende a melhorar com a padronização dos processos.
3- Evita perda de prazos
Sistemas automatizados fazem a varredura constante nos tribunais, ajudando a identificar publicações relevantes para cada processo. Isso evita que algum comunicado importante passe despercebido. Além disso, garante mais segurança no cumprimento dos prazos e reduz riscos de prejuízos processuais.
4- Organização e controle
Ao realizar o monitoramento do DJE e do DET com recebimento das comunicações via API ou e-mail, o escritório tem uma visão mais estratégica. Assim, será possível filtrar melhor as informações necessárias em cada processo de interesse e agir rapidamente.
Como implementar um sistema de monitoramento de DJE e DET?
O primeiro passo é escolher uma solução confiável que cubra os tribunais vinculados aos processos do escritório e ofereça recursos de automação, notificações e organização personalizada.
A adoção deve ser acompanhada de um mapeamento dos fluxos internos, para que a equipe saiba exatamente como interpretar e agir diante das publicações.
Para automatizar as publicações DJE e DET em seu escritório, conte com a Alerte!
Conte com a Alerte! Possuímos diversas soluções digitais que podem ser o que faltava em seu escritório.
Entre em contato agora mesmo e teste gratuitamente nossos serviços!