Dentro do trabalho de monitoramento de termos em Diários ou clipping jurídico, temos dois métodos de buscas para encontrar os termos mais relevantes. A busca exata e a busca inteligente. No contexto do monitoramento de termos em Diários Oficiais, elas dizem respeito à maneira como os sistemas ou serviços de monitoramento tratam os termos e a abrangência da pesquisa.
De uma forma geral, a busca exata é estrita e literal. Ela procura o termo de pesquisa exatamente como foi inserido, caractere por caractere, sem considerar sinônimos ou palavras relacionadas, sendo tolerante apenas a erros fonéticos previsíveis (como troca de “s” por “z”). Nesse caso, o cliente precisará incluir, também, as variações de termos na busca que deseja monitorar. Por ser 100% automatizada, essa solução, utilizada amplamente pelas empresas de recortes, apresenta excelentes possibilidades de redução de custo e já captura 99% das publicações. Nessa modalidade, a Alerte cobre a oferta de qualquer concorrente.
Por outro lado, a busca inteligente é mais flexível e leva em consideração erros de digitação imprevisíveis. Ela usa algoritmos de processamento de linguagem neural (NLP) para expandir a busca além dos termos exatos. Isso ajuda na identificação dos recortes jurídicos permitindo encontrar os termos monitorados, mesmo que ocorram erros no processo de digitação dos termos. Ela é a opção mais recomendada quando deseja-se obter um conjunto mais seguro de resultados ou quando os termos de pesquisa podem ter variações.
Independente da escolha, a Alerte desempenha um trabalho eficiente e seguro para encontrar os termos e fazer o monitoramento de termos em Diários.