Jurimetria: como a estatística pode auxiliar os advogados
A estatística já é utilizada em diversos segmentos, como economia, política, biologia, psicologia e outros. Todos esses sabem dos benefícios e usam os dados passados compilados para ajudar a prever possíveis resultados futuros. E no meio jurídico não é diferente. A jurimetria, como a aplicação da estatística ao direito é conhecida, veio para mudar a forma como conhecemos os processos jurídicos. Continue lendo e entenda como a estatística pode auxiliar os advogados!
Como a jurimetria pode ajudar os advogados?
Com a jurimetria, os advogados conseguem consultar, rapidamente, bancos de dados com casos julgados no passado e seus resultados. Não é só o volume de casos acessados, mas também a velocidade que isso acontece.
Com essa estatística dos casos passados espera-se ganhar agilidade no sistema jurídico, mas, principalmente, aumentar as chances de sucesso das fundamentações. Entenda no decorrer do artigo.
A jurimetria pode substituir o advogado?
Esse é um questionamento bem comum entre as pessoas. Mas a verdade é que dados estatísticos são apenas dados. É necessário um profissional com conhecimento técnico para saber quais dados precisa pesquisar, e, mais que isso, saber ler e interpretar essas informações.
Isso vale para qualquer área que usa estatística, mas no caso do Direito, se torna ainda mais importante um advogado. Afinal, nunca teremos dois casos iguais. Cada processo tem suas peculiaridades, e a legislação também muda com o tempo. Dito isso, a experiência e conhecimento técnico do advogado ainda serão primordiais para o sucesso do caso. A jurimetria vem apenas para somar, dando agilidade e melhorando a condução dos casos processuais.
Mas o que é jurimetria?
De forma simplificada, a jurimetria é a aplicação da estatística ao direito. Mas o que seria isso? Com essa técnica é possível usar dados históricos, acessados rapidamente nos bancos de dados do Poder Judiciário, para suportar o trabalho do advogado, Judiciário e poderes. Todos saem ganhando com o aumento da utilização dela.
Os processos jurídicos, em geral, contam com muitos documentos. Antes da digitalização, eram pilhas de papel para avaliar apenas para um processo. No entanto, quando o advogado está com um caso, ele precisa acessar, também, informações de processos anteriores para embasar sua defesa. Esse é um dos motivos da justiça ser considerada morosa.
Quando a estatística, amplamente utilizada em outras áreas de conhecimento, se alia ao Direito, vemos mudanças na condução dos casos, ganho de velocidade e melhora nessa área que é tão importante para a sociedade. E é isso que a Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ) deseja. Em 2009, eles surgiram no Brasil e desde então divulgam e incentivam essa técnica.
Como começar a usar a jurimetria?
Devido à forma como os casos são cadastrados hoje, ainda não é possível usar em sua plenitude a jurimetria. Isso porque o Poder Judiciário ainda tem esses dados espalhados em sistemas distintos, desorganizados e cadastrados com parâmetros variados.
Para ajudá-lo nesse caminho, enquanto o judiciário, que concentra os processos nacionais, não se organiza, é possível utilizar softwares jurídicos para criar, com base nos casos do seu escritório, a sua estatística.
E a Alerte pode ajudar com a parte do software jurídico! Somos uma empresa que une direito e tecnologia, oferecendo diversas soluções jurídicas para nossos clientes.
Teste nossas soluções, você não vai se arrepender!