Como o DET ajuda a evitar passivos trabalhistas?

Direito e passivos trabalhistas. Veja como funciona!

Na complexa rotina do mundo corporativo, a gestão de riscos trabalhistas é uma prioridade. Nesse sentido, os passivos trabalhistas representam uma das maiores ameaças à saúde financeira e à reputação de uma empresa. Com a automatização da comunicação entre empregadores e o governo, por meio de ferramentas como a automação do Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET), a forma de gerir esses riscos mudou.

Confira como o monitoramento do DET pode prevenir passivos trabalhistas, neste artigo da Alerte!

O que são passivos trabalhistas?

O termo que se refere às obrigações financeiras e legais que uma empresa, pode ser considerado uma “dívida” que a empresa tem com seus colaboradores ou com a Justiça do Trabalho. Assim, pode se mostrar um desafio nos escritórios de advocacia.

Ao lidar com o passivo trabalhista, o advogado enfrenta uma série de desafios que vão além da simples defesa em juízo. A complexidade e o volume das demandas exigem uma atuação que é, ao mesmo tempo, estratégica e operacional.

Qual o papel do DET na prevenção de passivos trabalhistas?

O Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET) é o canal oficial de comunicação entre a Inspeção do Trabalho e os empregadores brasileiros. De acordo com a Portaria MTE nº 3.869/2023, todas as empresas devem manter o cadastro no sistema para receber notificações, intimações e autos de infração. Dessa forma, o DET se torna a primeira linha de defesa contra os passivos trabalhistas.

A falta de acesso à informação ou a perda de um prazo pode converter uma simples notificação em um processo judicial e, consequentemente, em um passivo.

A gestão proativa e pontual das comunicações no DET é a chave para evitar que um problema se agrave e cause um prejuízo financeiro significativo.

Qual o papel da automação do DET como estratégia de prevenção?

Apesar da importância do DET, a gestão manual da plataforma apresenta riscos. Desse modo, a necessidade de verificação diária para cada CNPJ, em um universo de milhões de empresas, é uma tarefa que demanda tempo. Assim, está sujeita a falhas humanas. É nesse ponto que a automação se torna uma aliada essencial.

A automação DET monitora as caixas postais eletrônicas de forma contínua, enviando alertas uma vez ao dia sobre novas notificações. Essa abordagem não apenas simplifica o processo de gestão, como também garante que nenhuma comunicação vital seja perdida. Isso permite que a empresa ou o escritório tenha tempo hábil para tomar as medidas necessárias.

Por meio da automação, é possível transformar a gestão reativa de passivos em uma estratégia preventiva. Assim, foca-se na ação imediata e na solução do problema antes que ele se torne um grande prejuízo.

Com problemas no acompanhamento do DET? Então, procure a Alerte!

A Alerte oferece um serviço de monitoramento do DET que combina tecnologia avançada com segurança e praticidade. Nosso sistema envia, diariamente, todas as informações unificadas diretamente para o seu e-mail ou via API, garantindo que você tenha controle total sobre o recebimento, mesmo que não haja novas comunicações.

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